Ele é Deus

"Quero trazer à memória aquilo que pode me dar esperança." (Lamentações de Jeremias 3: 21)

Às vezes passamos por situações em nossa vida, que nos fazem sentir vontade de desistir. Nós, como seres humanos, estamos sujeitos a passar por adversidades. Afinal, não somos super-herois. Somos HUMANOS. Somos frágeis, falhos. E muitas vezes, deixamo-nos guiar por nossos próprios desejos, anseios e pensamentos. Tentamos caminhar sozinhos e acabamos fazendo as escolhas erradas.

E nem sempre são os nossos sonhos que são incertos, mas a forma que usamos para concretizá-los. Traçamos o nosso percurso e acabamos tropeçando nas "pedras" que existem pelo caminho e "quebrando a cara". Feridas se abrem em nossa alma e em nosso coração. Muitas vezes, essas feridas se abrem "sem que nós as causemos". Lutamos por um sonho, mas não esperamos em Deus. E a dor acaba sufocando a esperança. Os sonhos se frustram e a vida parece ficar sem cor.

E quando tudo parece estar perdido, cruzar os braços e ficar se lamentando não é uma boa saída. É preciso erguer a cabeça e trazer à memória aquilo que pode dar esperança. É preciso ter fé (crer no que não pode ser visto), crer nas promessas d'Aquele que pode realizar o impossível, que é Fiel, que não é homem pra mentir, o Deus Todo-Poderoso.

E o que nos pode dar esperança? Vejamos o que diz o profeta Jeremias, no capítulo 3, do versículo 22 ao 25, de seu livro de Lamentações: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a Tua fidelidade. [...] Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que O busca". Não precisamos temer mal algum. Não precisamos nos entristecer devido aos nossos problemas, nos preocupar com o amanhã, pois as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. Isto siginifica que todos os dias, Ele se compadece de nós, nos renova as forças, nos dá uma nova chance de vencer. Nós não estamos sozinhos na guerra. O Senhor Deus Todo-Poderoso peleja por nós. Ele é o nosso Socorro bem presente na hora da angústia. É o nosso Companheiro na aflição. Ele é o nosso Melhor Amigo. N'Ele podemos confiar. Ele jamais nos deixa sozinhos, abandonados.

Tudo o que precisamos é nos colocar na Sua dependência, em Suas mãos e confiar n'Ele e Ele tudo fará. A única coisa que podemos fazer é orar para que nossa bênção não seja retida pelo inimigo e para que o Senhor opere em nosso favor, não no prazo que nós estabelecemos, mas na hora que Ele quiser, pois Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Ele sabe o que é melhor para nós. A Bíblia está recheada de promessas que confirmam estas palavras, como "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus", "Em todas as coisas somos mais que vencedores", dentre muitas outras promessas, como a que confortou Jó em meio à tantas calamidades: "Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a Terra". Isto não é tremendo? Podemos confiar de todo o coração no nosso Deus. Ainda que tudo esteja dando errado, Ele está conosco. E é isto que renova a nossa esperança. No momento certo, ainda que "por fim", como diz o versículo de Jó, Ele agirá em nosso favor.

Não importa o tamanho do nosso problema, maior é o Senhor. Ele é Fiel e jamais aqueles que n'Ele esperam serão desamparados. Não há impossíveis em Suas palavras. Nenhum dos Seus planos podem ser frustrados. Basta crer que Ele é capaz de realizar o impossível, crer que Ele pode restituir nossos sonhos e nossa esperança, que Ele é capaz de cicatrizar as feridas da nossa alma e do nosso coração e Ele o fará, pois nada nem ninguém é superior a Ele. Nada pode impedir que Sua vontade se cumpra. Ele é Soberano. Ele é DEUS.

Um comentário: